![]() |
Santiago del Estero |
Vamos comentar um pouco o significado de considerar-se filhos da terra, e ser parte da mesma.
A PRIMEIRA PERGUNTA, como agradeceria você a sua Mãe Terra por todo o que toma dela???
A resposta intuitiva foi: daria água, e depois me corregi, vou te dar minhas cinzas para que guardes junto com as de meus ancestrais. E você, o que daria???
São povos que sabem escutar seu coração, que sabem dialogar com as pedras e as montanhas, que para enganar sua mente andam em 4 patas como o puma copiando seus movimentos, que andam dentro de uma cova escura porque sabem que a ação vence o medo, e que pela culpa do medo não consegues ver a realidade.
![]() |
Tucuman, Argentina |
Que utilizam o ICARO como idioma universal, para comunicar-se com todas as coisas, é uma mistura de canto, dança e sopros. O canto pode ser em quichua, a língua desconhecida, e utilizado para carregar com poderes objetos ou líquidos para transmitir propriedades especificas a quem recebe como proteção, cura, sabedoria. É uma vibração sonora que recebem em sonhos, visões ou direto da natureza, das plantas.
Dentro de nosso planeta temos mundos alternativos, como viver nas neves eternas ou no deserto, nesses lugares se vive em uma dimensão diferente a nossa, mudam suas percepção, seus modos, seus tempos.
![]() |
Costumes comechungones |
Voltando à Capilla del Monte, os primeiros habitantes eram os Comechingones (que significa povo das serranias), de origem Inca, suas moradias eram baixas, de pedra e mais da metade estava em baixo da terra, para manter o calor em inverno e fresca em verão, eram também agricultores e tinham técnicas de irrigação para seus cultivos.
A tonada e o acento tão particular Cordobés tem sua origem nas raízes da língua comechingona.
Nenhum comentário :
Postar um comentário