POSSO VISITAR ORFANATOS???
Bem, vamos partir da premissa que você está tentando ajudar os grupos mais carentes do mundo, e não viajar recebendo alojamento e comida de graça.
Pessoas, instituições ou ONG's costumam organizar viagens com objetivos predeterminados e já conhecendo certas necessidades, como por exemplo construir uma biblioteca ou vacinar a população, etc. Se você não é pedreiro, médico ou arquiteto, se não tem domínio do idioma local e conhece o mínimo da cultura, não poderá oferecer soluções palpáveis.
A melhor opção é levar pessoas altamente qualificadas, que possuam os conhecimentos necessários para o êxito, se não é realmente útil, nem é bom ir.
Outra opção é trabalhar no que você é realmente bom, como pessoa, arrecadando dinheiro, coordenando programas, pressionando políticos e empresários locais, levar recursos, ideias gerenciais, sendo flexível, criativo e capaz, sem querer construir uma parede torta "de doer", é bem melhor contratar mão de obra local, incentivando a economia e com muros retos.
Muitas vezes a cor da pele é um obstáculo, a moça branca que leva presentes, que canta e conta histórias com mímica porque quase não fala o idioma, se transforma do ponto de vista das crianças no herói branco a agradecer.
É melhor que pensem que sua mãe ou seu mestre, sejam os verdadeiros heróis, são parte de sua cultura, falam seu idioma e os vêem todos os dias.
Seja inteligente, estude a cultura, compreenda os problemas e atue nos bastidores, que as soluções a longo prazo aparecem.
ATENÇÃO: existe uma indústria em relação aos orfanatos, onde as crianças são "alugadas" durante os horários de visitas, e só sofrem exploração e maus tratos, voltando depois com seus pais, os verdadeiramente órfãos são difíceis de achar porque alguém já os está maltratando.
![]() |
(Foto meramente ilustrativa, orfanato no Vietnam / internet) |
Está provado que o melhor é ajudar as famílias para que as crianças próprias ou adotivas cresçam num ambiente mais sadio.